Rotinas Capilares e os Ciclos Lunares

Se a ciência diz que é bobagem, problema é seu: da minha experiência pessoal e profissional, afirmo que sim, a Lua influencia na beleza dos nossos fios! Se a sua força gravitacional, juntamente com a do Sol, produz efeitos tanto nas marés e em tudo que envolve água, por que não mexeria com a gente também, seres que somos compostos de água em 70%?
Perdemo-nos dos calendários lunares, deixando que pareça coisa de vó a sua observância. Não é coisa de povos antigos coisa nenhuma, é coisa do planeta Terra, de plantio e de colheitas. O ser humano continua tendo a mesma composição química, a mesma dinâmica orgânica de reprodução… a Lua representa a nossa eterna dança entre o criar e o destruir, exatamente como o que ocorre com o corpo da mulher, mês a mês.
Pensando isso em relação aos cabelos e a tudo que a eles se relaciona, precisamos nos perguntar sobre o que desejamos. Todas as luas são maravilhosas para as rotinas capilares, resta saber para o quê especificamente.
Lua Minguante É a Lua ideal para curar. Na agricultura, esta é uma lua boa para enraizamento, portanto se você está com queda, problemas orgânicos no couro cabeludo (esta é A fase para dar início a todos os tratamentos de saúde, aliás), faça seu corte de cabelo neste período. Momento perfeito para uma espécie de limpeza, então se você quer retirar uma determinada cor e voltar ao natural, ou mesmo realizar seu big chop, se joga na Minguante. Rotinas capilares de reconstrução são muito eficientes também durante este período. É uma boa também para quem deseja que o cabelo reduza o volume, valendo também para redução da velocidade do crescimento. Não confunda cabelo com frizz com volume!
Lua Nova É a Lua perfeita para mudar o visual, tanto no corte como na coloração. Sabe aquele incentivo, aquela coragem que a gente precisa ter para a ousadia? Esta fase pode dar o empurrãozinho que faltava, pois é o momento em que se dá início a um novo ciclo. Lua também favorável para rotinas de fortalecimento dos fios, em especial dos cabelos que estão quebradiços devido a químicas ou cabelos que são finos e frágeis por natureza.
Lua Crescente É a Lua da transição. Sabe aquele corte que a gente faz querendo não cortar (mas que faz como uma espécie de poda)? Então, se você quer continuar a mesma, porém que o cabelo cresça, esta é a fase. Bom momento para rotinas de hidratação e de nutrição, especialmente se seu desejo for aumentar o brilho dos fios. Juntamente com a Lua Cheia, trata-se de uma lua ideal para a fertilidade em geral.
Lua Cheia É a Lua da plenitude de todas as coisas, é a Lua da realização. As emoções estão afloradas, então é neste momento que você tem de tomar muito cuidado, pois pode fazer mudanças de que se arrependa. Pode comprar produtos e serviços por impulso! A qualidade boa é que o corte de cabelos nesta fase confere mais movimento aos fios. Todas as rotinas capilares, seja de nutrição, hidratação ou reconstrução, funcionam bem. Se você tem problema com frizz, este é o momento de dar atenção aos fios. O frizz nada mais é do que o seu cabelo buscando água no ar, buscando aquilo de que está carente. Por que não aproveitar a fase da Lua que mais influencia nas águas para dar a atenção que seu cabelo e você merecem? Caso você não consiga nesta fase, a Lua Crescente também pode ser uma boa opção.
Gosto de lembrar sempre: cada organismo é único, por isso não existem fórmulas. Existem forças e influências, mas o diferencial é a relação que estabelecemos com elas. Nenhuma dica pode ser mais eficaz do que a auto-observação e a conexão com a natureza de seu corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *