Tons de Pele

A escolha dos produtos de maquiagem corretos faz com que muitas mulheres deixem de lado a ideia de se maquiar. Afinal, não apenas as texturas mudam (por exemplo: base líquida, creme, em mousse, em pó……), mas a COR certa! Vamos então a esclarecimentos importantes.

A pele humana existe numa gama vastíssima de cores, muito maior do que as trazidas aqui para exemplificar. Cada rosto abaixo traz uma cor diferente de base.

Primeiramente, é preciso reparar o quanto, em cada um dos rostos, a base é suave ou carregada. A saturação e o brilho são muito próximos em cada um deles, mas a pequena variação de cor de um para outro dá uma base para construir três tons originais de pele.
Esta variação de cor é chamada de undertone, e isso ocorre em todas as tonalidades de pele. Não se pode pensar em cor de pele apenas levando-se em consideração se é clara, média ou escura, mas considerando-se o undertone, que pode ser descrito em temperatura de cor (quente, neutra ou fria) ou em cores (oliva, amarela, rosa ou alfazema).
Para identificar a temperatura da cor da pele, existe uma forma simples de observação. A partir da pele do pulso (ou outro local pouco atingido pelo sol), observe a tonalidade das veias:
Se elas aparecem nas cores azul ou roxo, a pele é fria. Outros sinais de que a pele é de tonalidade fria: se você olha para a pele no sol, e ela parece azulada; se as joias e bijuterias prateadas ficam melhores do que as douradas.
Se elas aparecem nas cores verde ou oliva, sua pele é quente. Outros sinais de que a pele é de tonalidade quente: se você olha para a pele no sol, e ela parece amarelada; se as joias ou bijuterias douradas ficam melhores do que as prateadas.
Se elas aparecem nas cores azul ou verde (ou um meio termo entre), sua pele é neutra. Outros sinais de que a pele é de tonalidade neutra: se você olha para a pele no sol, e ela parece esverdeada; se tanto as joias e bijuterias douradas como prateadas caem bem.

Trouxe, de modo ilustrativo, a paleta de cores da base líquida Color Adapt Make B de O Boticário. Reparem que há mais de um tipo para cada altura de Tom, (por exemplo, duas tonalidades de Bege Claro e Bege Médio, três tonalidade de Bege Escuro), justamente contemplando as diferenças entre pele quente/fria.
Na hora de testar qual cor de base, nada melhor que verificar no próprio rosto. As lojas e quiosques possuem material tester. Bora descobrir, depois destas dicas?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *